Navegar

26/11/2021

Live com Viana lança livro sobre matemática no Brasil

Quanto mais os brasileiros tiverem contato com a matemática, melhor será a distribuição de renda, o acesso ao mercado de trabalho e a saúde financeira da população. E menor será a desigualdade no país. 

Essa é uma das teses de “Declare Independência – Como a Matemática Muda Vidas no Brasil”, livro de autoria de Leão Serva, Tiago Piassum e Thales Nóbrega que reúne reflexões de profissionais da área. O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, foi um dos entrevistados para o projeto, e participa na segunda-feira (29), às 19h, da live de lançamento do livro virtual. Para assistir à transmissão, é preciso se cadastrar no site da iniciativa

O livro faz parte de um projeto que defende como a matemática, base da sociedade, está presente em muitos processos do nosso cotidiano. No Brasil, porém, a disciplina ainda é uma área que enfrenta desafios que vão desde a educação básica e educação financeira ao mercado de trabalho. O objetivo de “Declare Independência” é iluminar esse tema e trazer dicas de especialistas para que brasileiros usem melhor a matemática no cotidiano. 

“A matemática não é apenas uma forma de conhecimento transversal a toda a ciência e tecnologia: ela é também um instrumento do exercício da cidadania, tão importante quanto a alfabetização. O ‘Declare independência’ realça a onipresença da matemática no nosso dia a dia, mostrando por meio de exemplos concretos como ela molda trajetórias de vida”, reflete Marcelo Viana. 

O Ebook já está disponível para quem se cadastrar na live de lançamento.