Navegar

19/11/2021

Portal da OBMEP teve mais de 4 milhões de acessos em 2020

Com materiais didáticos completos voltados para estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio que desejam conhecer a matemática e a física a fundo, o Portal da OBMEP é um sucesso entre os internautas. Só em 2020, o site registrou mais de 4 milhões de acessos. São 350 mil usuários ativos que usam o portal por, em média, 4 horas e meia a cada entrada. O Portal é acessado não só por alunos que estudam para as competições acadêmicas, mas também por aqueles que querem revisar e aprofundar o conteúdo ensinado em sala de aula. 

Desenvolvido pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), a página conta também com uma série de quebra-cabeças matemáticos para alunos mais jovens e também outros materiais didáticos que abordam temas do currículo de matemática do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, além de alguns tópicos adicionais da disciplina. Também inclui o Portal da Física, com aulas do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio. Ao final de cada aula ou módulo acessado, é possível avaliar o conhecimento adquirido por meio de testes oferecidos pelo Portal.

“O Portal da OBMEP permite a toda criança de língua portuguesa aprender matemática e física com os melhores professores do país. São vídeos, cadernos de exercícios, testes online, apostilas teóricas, exercícios resolvidos. Tudo de graça. Basta ter acesso à internet”, comenta Claudio Landim, coordenador-geral da OBMEP. 

Play de Prata do Youtube

Em 2019, o Canal do Portal da Matemática conquistou o “Play de Prata” do YouTube, uma placa concedida aos canais que atingem a marca de 100 mil inscritos. Hoje, o Canal reúne 167 mil inscritos, que acessam as mais de 3.900 videoaulas elaboradas por uma equipe de professores da plataforma.

Para facilitar o acesso ao conteúdo elaborado pelos professores da olimpíada, o Portal da OBMEP reuniu, em um só lugar, o Portal de Matemática, o Portal de Física e Quebra-cabeças de Matemática para o Ensino Fundamental. Professores também podem acessar o Portal e criar um perfil de orientador, através do qual poderão acessar recursos como formar turmas, acompanhar a evolução dos alunos e trocar mensagens com eles. Para ter acesso a todas as suas funcionalidades e receber alertas de inclusão de novos materiais, registre-se no Portal da OBMEP acessando este link.