Navegar

08/11/2021

Festival Nacional da Matemática será realizado em 2022

Adiada por conta da pandemia de Covid-19, a segunda edição do Festival Nacional da Matemática será realizada entre 30 de setembro e 2 de outubro de 2022, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. A programação conta oficinas, exposições, cineclubes e palestras, além de quatro mesas redondas, uma novidade desta edição. 

O evento oferece um dia exclusivo para visitação de escolas na sexta-feira (30) e dois dias abertos ao público geral, sábado (1º) e domingo (2). O Festival da Matemática quer mostrar que a ciência está presente no nosso cotidiano.

“O objetivo do Festival é apresentar a matemática pelo lado lúdico e instigante, para transmitir a toda a sociedade, especialmente às nossas crianças e suas famílias, a beleza e a importância da rainha das ciências”, afirma o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana. 

Assim como na edição de 2017, as oficinas serão escolhidas a partir de um processo seletivo aberto a qualquer pessoa ou escola que tenha um projeto voltado para matemática. Outra seleção que acontecerá em breve será a dos voluntários do evento. As datas das inscrições para os dois processos seletivos serão divulgadas no site e nas redes sociais do Festival da Matemática. Fique ligado!

A novidade em 2022 serão as mesas redondas, organizadas para gerar um debate entre pesquisadores, professores e alunos. Os temas serão “Como estimular e influenciar positivamente os alunos de matemática”, “A força das mulheres na ciência e matemática”, “Ensino e aprendizagem da matemática para pessoas com deficiência” e “O que é Data Science e como ela está presente no nosso dia a dia”.

Festival Nacional da Matemática reuniu 18 mil visitantes em 2017

A primeira edição do Festival da Matemática foi realizada entre 27 e 30 de abril de 2017, em três locais do Rio de Janeiro, como parte do Biênio da Matemática 2017-2018, lei federal instituída em prol do fomento e desenvolvimento da educação no país. 

O evento reuniu 18 mil visitantes durante seus quatro dias, com uma programação com workshops, cineclubes, exposições, palestrantes nacionais e internacionais e a apresentação de 56 oficinas selecionadas de todo o Brasil.

“A primeira edição, realizada em 2017, se saldou por um completo êxito, partilhado com 18 mil visitantes. Temos certeza que esse êxito se repetirá na nova edição, em 2022”, conclui Viana.