Programas

Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio

IMPA, Rio de Janeiro, 15 a 19 de julho de 2013.

  1. Preliminares

    Este programa visa oferecer treinamento gratuito para professores de Matemática do Ensino Médio de todo o Estado do Rio de Janeiro. É realizado, sob diversas formas, desde 1990, abordando assuntos relativos às três séries do Ensino Médio. Atualmente, este programa tem recebido apoio para sua realização da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

    Deste programa resultou uma série de livros especialmente voltados para o professor de Ensino Médio, publicados na Coleção do Professor de Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática. É seguro afirmar que esta coleção representa a melhor referência disponível no Brasil para formação de professores de Ensino Médio de Matemática.

    A maior parte dos primeiros livros da coleção resultou da primeira fase do programa, realizada no período 1990-1993, com o patrocínio da VITAE, e que treinou cerca de 800 professores de todo o Brasil. Cada um dos livros oriundos desse projeto é dedicado a um tema do ensino médio. Estão disponíveis os seguintes títulos:

    • Análise Combinatória
    • Medida e Forma em Geometria
    • Logaritmos
    • Trigonometria e Números Complexos
    • Coordenadas no Plano
    • Coordenadas no Espaço
    • Introdução à Geometria Espacial
    • Progressões e Matemática Financeira
    • Construções Geométricas

    Em outra fase, que contou com auxílio do programa CAPES-FAPERJ, foram produzidos os livros intitulados A Matemática do Ensino Médio - vol. 1, vol. 2 e vol. 3. Como o nome indica, são organizados de modo a cobrir, cada um, o material de uma das séries do Ensino Médio. Além do cuidado com o conceito e a visão crítica de cada tema, presente em todos os livros da Coleção, os livros dessa nova série se aproximam mais da sala de aula, discutindo a postura do professor ao ensinar cada assunto e dando sugestões para sua atuação. É permanente a preocupação de dar ao professor instrumentos para demonstrar a relevância do que ele ensina, relacionando os temas entre si e com as aplicações.


  2. Detalhamento do programa
    • Organização do Curso

      O programa é realizado em módulos independentes, que abordam tópicos selecionados das três séries do Ensino Médio e alguns tópicos do Ensino Fundamental. Em cada módulo, as atividades ocorrem durante os recessos escolares.

    • Desenvolvimento do treinamento

      O grupo a ser treinado terá 150 professores no Estado do Rio de Janeiro e de 40 a 100 professores nos centros multiplicadores em universidades de todos os estados brasileiros. Cada módulo consta de treinamento em tempo integral (das 9 às 17 horas), durante uma semana. As atividades de cada dia consistem em aulas expositivas pela parte da manhã e trabalhos em grupo à tarde.


  3. Local de realização

    Cada um dos módulos do programa será realizado simultaneamente no IMPA e em instituições parceiras de todo o país. As aulas expositivas serão transmitidas ao vivo, via Internet, do IMPA para as instituições participantes em outros estados, utilizando a infraestrutura da RNP. Os professores participantes poderão enviar suas perguntas durante a realização das aulas, utilizando um programa de "chat". As atividades da tarde serão conduzidas localmente.

    Atualmente, as instituições participantes são as seguintes:



  4. Equipe

    A equipe responsável pela preparação e aplicação dos módulos que constituem este projeto é formada por:

    • Eduardo Wagner
    • Elon Lages Lima (coordenador)
    • Luciano Guimarães Monteiro de Castro
    • Paulo Cezar Pinto Carvalho
    • Maria Celano Maia (secretária executiva)
    • Priscilla Fernandes Pomateli (secretária)

    Este grupo vem trabalhando junto há vários anos em atividades ligadas ao ensino da Matemática, tais como a publicação da Revista do Professor de Matemática, as Olimpíadas de Matemática (regionais, nacionais e internacionais), a autoria de diversos livros sobre a Matemática da escola secundária e, principalmente, a concepção e implementação deste programa.


    Coordenadores do programa nos estados

  5. Programação

    Para este módulo, serão abordados temas do livro Temas e Problemas Elementares.
    Os temas selecionados foram:

    Programação da Semana

    Exercícios e Soluções

    Avaliação e Soluções

  6. Inscrições

    (Somente para professores residentes e atuantes no estado do Rio de Janeiro. Professores de outros estados deverão consultar os coordenadores nos seus estados de atuação para saber como inscrever-se.)

    As cartas comunicando aos candidatos sua seleção foram enviadas no dia 28 de junho, por e-mail. Aguardaremos as confirmações até o dia 10 de julho, impreterivelmente. Caso não recebamos confirmação até essa data, a inscrição será automaticamente cancelada e outro candidato será convocado para a vaga.

    Lista dos candidatos selecionados para o PAPMEM julho/2013 do estado do Rio de Janeiro.

     

  7. Programas Anteriores
 

Voltar