Ensino

Iniciação Científica

Como preparação para a Pós-Graduação, o IMPA tem um programa de Iniciação Científica, com os seguintes objetivos :

  • Completar o treinamento básico da graduação, de maneira a habilitar o estudante para o Mestrado;
  • Dar uma oportunidade para que estudantes que ainda estejam cursando graduação em Matemática, Engenharia, Física, etc., testem sua aptidão e seu interesse pela Matemática em cursos do IMPA, visando um possível engajamento na pós-graduação.

O programa conta com bolsas de estudos concedidas ao IMPA pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPq, anualmente em agosto.

As bolsas de Iniciação Científica são concedidas a alunos de excelente desempenho, sendo obrigação do aluno bolsista cursar pelo menos uma disciplina de Iniciação Científica oferecida no programa de cursos do IMPA ou participar de um projeto com o orientador.

As disciplinas de Iniciação Científica são destinadas a despertar e avaliar vocações, e completar o treinamento básico do estudante de graduação com vistas ao seu aproveitamento na pós-graduação em Matemática. Ocasionalmente, tais disciplinas podem ser usadas para cobrir lacunas de formação de candidatos ao Mestrado. A aprovação em disciplinas de Iniciação Científica não é contada, no entanto, para crédito de Pós-Graduação.

O edital de bolsas PIBIC é divulgado geralmente a partir do mês de abril de cada ano.

Os alunos interessados em solicitar bolsa para este programa deverão se candidatar no sistema on line do IMPA em http://ensino.impa.br.

Outras informações sobre este programa podem ser obtidas na Divisão de Ensino, através do e-mail ensino@impa.br ou pelos telefones indicados no site.


Voltar